O Conselho Federal de Psicologia autorizou o Atendimento Psicológico Online, que é uma psicoterapia realizada por meios virtuais. Assim a psicoterapia pode ser realizada em consultório físico e também à distância.
Psicoterapia
Você já deve ter percebido que há momentos em que os recursos pessoais são insuficientes para lidar com situações que vivemos. Elas evocam muita ansiedade, medo, raiva ou angústia.
Medo, raiva, ansiedade, tristeza, desânimo são sentimentos naturais ao ser humano e podem trazer muito sofrimento. A psicoterapia é o processo de ajuda para diminuí-los ou transformá-los.
Quando pedir ajuda profissional? Quando esses sentimentos estão presentes de forma tão intensa que atrapalham ou limitam o seu dia a dia; seus relacionamentos ou ainda seu trabalho; e o mais importante quando você considera que já tentou todos os seus recursos.
Talvez você não tenha noção da importância do pensamento no processo emocional ou não tenha percebido como ele ancora ou evoca emoções que lhe fazem sofrer. Lembre-se que mudar uma situação ou emoções não é fácil e nem rápido. E este processo dói! Mas permanecer como está dói mais ainda!
O tratamento terá resultados se você se engajar no processo e se conscientizar do que o faz sofrer, quais os pensamentos e emoções que predominam neste momento e quais suas formas de reagir a eles.
Indicações
A psicoterapia é útil em questões emocionais da vida pessoal, familiar, profissional e de relacionamento afetivo:
- Alivia crises de ansiedade, pânico, estados depressivos, fobias;
- Em dificuldades profissionais e de relacionamento.
- Em situações de perda e separação: término de relacionamento afetivo-amoroso, luto ou adaptação à escola, cidade, estado ou país.
- quando há familiar com doença grave.
O atendimento online não substitui o presencial em:
- momentos de crise mental.
- quando o casal ou a família apresentam relações disfuncionais tornando a interação e a convivência muito tensas e conflituosas.
Psicoterapia de casal ou familiar
Até o momento falei do desenvolvimento pessoal e das relações onde indico psicoterapia individual; mas o sofrimento de um dos membros pode evidenciar comprometimento de outros membros da família e das relações familiares e denunciar um sistema familiar disfuncional (onde predominam conflitos e dificuldade de encaminhá-los ou resolvê-los de forma satisfatória) e nestes casos indico a Terapia de casal ou Familiar que é realizada no consultório.
Neste trabalho o que mais importa não é identificar o “culpado” ou o “bode expiatório” mas sim perceber como o sistema familiar funciona como um todo. Que padrões predominam e se repetem.
Família
Desde o nascimento pertencemos a vários grupos.
O primeiro é a família, que tem a incumbência de ajudar seus membros a desenvolver a individualidade e ao mesmo tempo prepará-los para a convivência em outros grupos proporcionando a todos individual e conjuntamente a possibilidade de crescimento e evolução.
Nem sempre temos a família que gostaríamos. Mas com certeza temos muito a aprender com ela.
Não há desenvolvimento sem crise. É através de sua superação, que o indivíduo e a família encontram em seus próprios recursos a possibilidade de crescer e adquirir novos papéis ou novas formas de desempenhá-los assim como de interagir e se relacionar de forma diferente.
A psicoterapia familiar culmina em transformações internas e externas. Ajuda a encontrar respostas novas às situações insatisfatórias ou mesmo transformar ou criar situações mais funcionais. Consequentemente essas mudanças resgatam o bem estar que estava encoberto pelo sofrimento assim como maior harmonia nas relações familiares.
Serviços que ofereço no consultório:
-
- Psicoterapia individual (adolescente e adulto).
-
- Psicoterapia de casal e familiar.
- Acompanhamento psicológico de deficientes visuais e família.
Então você não precisa cultivar seu sofrimento e sim transformá-lo. Recursos existem, A escolha é sua, assim como a decisão de buscá-los e se envolver neste processo.