Relacionamentos opressivos: romper ou manter? aborda o processo de conscientização, transformação ou manutenção da relação opressor x oprimido.
Há relacionamentos que permitem às pessoas mostrarem o que tem de melhor. E outros que as mantém prisioneiras do medo, da raiva, da insegurança; exercem uma dominação sobre elas mantendo-as oprimidas e presas a esses padrões emocionais.
Porque as pessoas permanecem tanto tempo em relacionamentos opressivos?
Você pode escolher: romper ou manter a opressão
Romper a opressão é um processo doloroso e requer fortalecimento pessoal e coragem de conscientizar-se e reconhecer o opressor que existe dentro de si; para então, deixar de ser escravizado por essas emoções e por escolhas de relacionamentos em que elas se mantém.
A mudança acontece primeiro internamente e não necessariamente implica em romper um relacionamento, mas em deixar de compactuar com este padrão de sentimentos, isto é, se diferenciar.
Questione-se: você acredita ser possível refazer ou transformar os registros emocionais construídos ao longo da vida? Consegue vislumbrar outros cenários emocionais para si? Já tentou conversar a este respeito?
Relacionamentos opressivos: romper ou manter?
Não são respostas fáceis ou rápidas. Este processo pode trazer culpa, medo e insegurança inicialmente. Mas permanecer refém da critica ou encobrir um conflito, é repetir uma situação insatisfatória e manter o círculo vicioso.
Você não pode mudar a história já escrita no livro de sua vida, mas pode reescrever um novo final. Mesmo que você tenha vivido um relacionamento opressivo em algum momento de sua vida, ao se conscientizar disso você pode estabelecer estratégias para mudá-lo, se assim desejar.
Enquanto crenças podem ser limitantes, a confiança e flexibilidade podem levar a outras opções. Está em suas mãos ficar a mercê da valorização e dominação de outros, ou ainda, assumir a liberdade e o desejo de conhecer algo novo; escolher e construir os próprios caminhos, idéias e sentimentos de auto valorização e até mesmo relacionamentos.
Relembrando Chico Xavier “Você não pode mudar seu passado mas pode construir um futuro novo e melhor para si”
Boa reflexão!
#relacionamento, #des.pessoal, #emoçoes