Stress! A faculdade acabou, e agora?
Vemos pessoas do ultimo ano de faculdade, mestrado ou curso de especialização vivenciarem uma sobrecarga emocional e de trabalhos. Concluir um curso implica em finalizar um ciclo de sua vida e iniciar um outro. É natural que se queira fazer isso da melhor forma possível. Porém muitos ultrapassam seus limites pessoais de tempo dedicado às tarefas em detrimento do descanso e diversão.
Do ponto de vista físico o corpo se ressente e tenta se adaptar a este ritmo imposto pelas necessidades atuais; Aparecem mudanças na qualidade e quantidade de horas dormidas, na alimentação e no descanso. Aliado ao aumento da ansiedade de “dar conta de tudo”, assim como o medo de não conseguir fazê-lo. Quebra-se assim, o equilíbrio estabelecido entre atividade e repouso; dever e lazer. E abre-se espaço para uns, de uma cobrança interna e stress e para outros, desespero!
E quando o curso acaba, missão cumprida, sonho realizado! Satisfação de ter concluido uma etapa de sua vida e iniciar uma outra muito sonhada, o inicio da vida profissional.
É o momento em que o universitário, sabe que está num patamar diferenciado; agora tem curso superior e espera melhores oportunidades de trabalho e remuneração; mas nem sempre tem a experiência solicitada para preencher muitas das vagas disponíveis no mercado. Que frustração! Está desempregado como muitos outros porém, é um “desempregado qualificado”, com maior nível de seletividade para aceitar um trabalho.
Stress! O “Não” da empresas mais seletivas com os candidatos
Pode enfraquecer o sonho do “bom emprego” que não se realiza de imediato como o jovem esperava. Reaparecem antigas inseguranças, questionamentos da validade de todo o esforço realizado e até desânimo com a situação atual que diminui a força para lutar. Estados depressivos podem se instalar ou mesmo outras formas de adoecimento emocional.
Há um momento de desequilíbrio na vida estabelecida: perda dos amigos, da rotina diária e até da sobrecarga de trabalhos; os ganhos ainda não chegaram e a expectativa pessoal e familiar, assim como a necessidade de arcar com os compromissos financeiros exercem uma grande pressão interna e externa.
A grande questão que levanto é: porque alguns conseguem fazer esta transição com mais facilidade? o que fazer para trilhar esse caminho com menor pressão interna e externa de forma mais natural? Será que evitar postergar a realização das atividades, trabalhos, estágios e responsabilidades até a última hora ajudaria? Será que mostrar-se mais ativo e com iniciativas em sua busca para conquistar o status desejado contribui?
E você, já fez sua reflexão?
18 thoughts on “Stress! A faculdade acabou, e agora?”