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Criança digital? Alerta!!!!

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Criança digital? Alerta!!!!.

Criança Digital? Alerta!!! é um alerta aos pais para o uso excessivo de meios digitais e consequências ao desenvolvimento infantil.

Desde pequenas, as crianças brincam com smartphones tablets e assistem seus vídeos preferidos com bastante familiaridade com o meio digital; o que até causa “certa inveja” a muitos adultos, que não tem a mesma facilidade.

Porém, será que isso é suficiente para ela construir o conhecimento e se desenvolver de forma integrada?

A criança entre dois e seis anos aprende ativamente pela ação e sua inteligência se manifesta cada vez mais e melhor neste plano. Neste período ela pula, corre, afasta-se do ambiente familiar, pode ir e voltar de um lugar com segurança.

A brincadeira muda conforme seu desenvolvimento uma vez que suas capacidades, interesses e necessidades se ampliam. E assim se desenvolve nos aspectos motor, cognitivo, emocional e social.

Criança Digital? Observe também….

Quando vemos uma criança brincar em um tablet, nossa tendência é considerá-la muito esperta e inteligente. Vale a pena observar:

1. Se esta criança é habilidosa e concentrada  predominantemente nos games e no uso de internet;

2. Se apresenta desinteresse escolar, dificuldades na aprendizagem ou falta de atenção e concentração

3. Ou menor tolerância para outras atividades que às vezes a frustra.

4. Ou ainda se é capaz de se vestir, se calçar, amarrar seus sapatos, comer sozinha, enfim, realizar atividades do dia a dia; pequenas conquistas que a fazem se sentir capaz.

Alerta aos pais!!! 

Muitas vezes, os pais na ansiedade de dar conta da apertada agenda e horários, fazem tudo por ela para “ganhar tempo”, o que contribui negativamente à sua auto estima; ou ainda, para protege-las de perigos externos compactuam com longos períodos plugadas no smartphone ou games.

criança digitalCabe aos pais ficarem atentos à possibilidade da criança desenvolver uma dependência da internet para se entreter ou compulsão pelo jogo.

O meio digital não substitui as brincadeiras tradicionais que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo nem o contato com as crianças “ao vivo e em cores” que promovem a sociabilidade infantil.

Proibir o uso do meio digital, é impedir a criança de se adaptar a recursos e a um tempo onde isto será primordial em seu futuro. Devemos entender que o mundo virtual é uma ferramenta e que estamos formando crianças, antes de tudo.

Sugiro apenas, distribuir o seu tempo nas diversas situações que lhe promovem aquisição de habilidades, auto – estima e boa sociabilidade, além de algum tempo livre para fazer atividades de sua escolha. 

#educaçãoinfantil, #familia

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educaçãoinfantil família
16 de dezembro de 2016 rivagelman

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