A entrada da criança na escola aborda aspectos importantes para pais e professores da adaptação escolar e da rede de apoio que se forma.
Quando seu primeiro filho(a) vai para escola muitos pais vivem uma profusão de sentimentos. É um misto de ansiedade, angústia, medo que a criança não se adapte e até receio de ter errado a decisão. Podem aflorar emoções que eles próprios viveram em suas separações iniciais e que são projetados na criança.
Por outro lado, a professora também vive um momento especial: aprender como é cada criança e ajudá-la a se socializar; além de lidar com as próprias emoções em relação a esse processo .
Quando os pais procuram uma escola para seu filho, buscam principalmente uma estrutura que acolha e eduque como eles e que os auxilie na formação que eles desejam. Buscam parceiros.
Ao fazer a escolha de qual escola colocar seu filho os pais observam bastante os recursos materiais, as áreas de ensino que a escola oferece; mas não tem como observar o clima relacional existente neste ambiente. O período de adaptação lhes possibilita esse olhar.
A adaptação escolar e a rede de apoio que se forma é um trabalho a várias mãos!
É um desafio para as crianças, para os pais, professores e equipe de coordenação!
1. Os pais devem passar mensagens claras quanto à escola e ao desejo que a criança a frequente;
2. Aos professores cabe, além da atenção no processo de adaptação das crianças, também lidar com a expectativa dos pais, suas ansiedades e medos.
3. Nesse momento é importante o papel que desempenha a equipe de coordenação no apoio e ajuda aos pais e professores para lidar com tudo isso.
4. Quem olha de fora tem muitas idéias, sugestões e até criticas a fazer. Quem consegue colocar-se no lugar do outro capta também o clima emocional que o outro está vivenciando. E a equipe de coordenação tem esse distanciamento necessário para ajudar pais e professores.
5. A criança reage de forma diferente a cada pessoa. Não é incomum a entrada da criança na escola ocorrer mais facilmente com a participação do pai, do que estava acontecendo com a mãe ou vice e versa. Ou mesmo com uma orientadora ao invés da professora em algum instante. Isto não significa que “ele/ela sabe mais”, ou “que ele/ela está certo e ela/ele errada”. Ou que a professora não é boa.
Vocês devem estar se perguntando e a criança? A criança capta o que os adultos expressam. Se eles titubeiam ou tem dúvidas quanto a sua ida à escola, elas percebem e podem resistir. Se os adultos estão seguros quanto à sua decisão, ela recebe esta confiança e aval para aproveitar o que a escola tem a oferecer.