Criança Digital? Alerta!!! é um alerta aos pais para o uso excessivo de meios digitais e consequências ao desenvolvimento infantil.
Desde pequenas, as crianças brincam com smartphones tablets e assistem seus vídeos preferidos com bastante familiaridade com o meio digital; o que até causa “certa inveja” a muitos adultos, que não tem a mesma facilidade.
Porém, será que isso é suficiente para ela construir o conhecimento e se desenvolver de forma integrada?
A criança entre dois e seis anos aprende ativamente pela ação e sua inteligência se manifesta cada vez mais e melhor neste plano. Neste período ela pula, corre, afasta-se do ambiente familiar, pode ir e voltar de um lugar com segurança.
A brincadeira muda conforme seu desenvolvimento uma vez que suas capacidades, interesses e necessidades se ampliam. E assim se desenvolve nos aspectos motor, cognitivo, emocional e social.
Criança Digital? Observe também….
Quando vemos uma criança brincar em um tablet, nossa tendência é considerá-la muito esperta e inteligente. Vale a pena observar:
1. Se esta criança é habilidosa e concentrada predominantemente nos games e no uso de internet;
2. Se apresenta desinteresse escolar, dificuldades na aprendizagem ou falta de atenção e concentração
3. Ou menor tolerância para outras atividades que às vezes a frustra.
4. Ou ainda se é capaz de se vestir, se calçar, amarrar seus sapatos, comer sozinha, enfim, realizar atividades do dia a dia; pequenas conquistas que a fazem se sentir capaz.
Alerta aos pais!!!
Muitas vezes, os pais na ansiedade de dar conta da apertada agenda e horários, fazem tudo por ela para “ganhar tempo”, o que contribui negativamente à sua auto estima; ou ainda, para protege-las de perigos externos compactuam com longos períodos plugadas no smartphone ou games.
Cabe aos pais ficarem atentos à possibilidade da criança desenvolver uma dependência da internet para se entreter ou compulsão pelo jogo.
O meio digital não substitui as brincadeiras tradicionais que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo nem o contato com as crianças “ao vivo e em cores” que promovem a sociabilidade infantil.
Proibir o uso do meio digital, é impedir a criança de se adaptar a recursos e a um tempo onde isto será primordial em seu futuro. Devemos entender que o mundo virtual é uma ferramenta e que estamos formando crianças, antes de tudo.
Sugiro apenas, distribuir o seu tempo nas diversas situações que lhe promovem aquisição de habilidades, auto – estima e boa sociabilidade, além de algum tempo livre para fazer atividades de sua escolha.