Este artigo aborda a mudança do relacionamento do casal com a chegada de um filho.
Todo casal em seu ciclo de vida passa por situações que geram crise ou desorganização tais como: perda de emprego na família, mudança de casa, adoecimento de familiar ou mesmo ampliação da família, entre outros fatores.
Um dos momentos delicados para o casal é a chegada de um filho. De um lado vem o prazer e a realização de se tornarem pais e poderem criar, educar e preparar alguém para a vida. De outro, vem as demandas, responsabilidades e necessidades dos pais de acolherem o bebê e se acomodarem à sua chegada.
Acolher o bebê
É também passar do papel de “cuidado” para o de “cuidador”; uma transição que gera uma crise natural no relacionamento e que é necessária para a aquisição dos novos papéis, pai e mãe. A mudança se estende também aos papéis já existentes, de marido e esposa, além dos individuais e profissional de cada um.
Acolher um Bebê inclui preparar o enxoval e abrir espaço para cuidar de alguém.
O que muda no relacionamento do casal
Cada um dos pares tem seu jeito pessoal de lidar com a vida e com a família, tanto a sua de origem, quanto a que formou desde o namoro e início do casamento. E tem um sentimento diferente acerca do que é pertencer auma família e como administrar individualidade, relacionamento e convivência.
Com a chegada do bebê, podem vir à tona sentimentos vividos na história pessoal de cada um:
1. de aceitação ou rejeição;
2.insegurança quanto à sua capacidade de cuidar física e emocionalmente do outro;
3. e em lidar com a perda ou divisão de atenção da esposa;
4. A prioridade da atenção da esposa passa a ser cuidar de um ser totalmente dependente de cuidados.
E o casal como fica? “Como” enfrentar esses conflitos?
De forma destrutiva ou construtiva? com prevalência da imposição de idéias e competição ou com a inclusão do outro, negociação, cooperação e ações conjuntas?
Vale lembrar que superar a crise significa funcionar de forma nova ou transformadora.
A palavra- chave para entender o que se passa no interior de cada um é o diálogo. Fortalecer essa parceria ajuda a evitar a solidão que pode ser vivenciada pelos dois separadamente ou por um dos pares.
Perceber estas mudanças, sua forma de lidar e amadurecer com a situação é o desafio necessário a todo casal.
Quando o casal não consegue sozinho, fazer as mudanças necessárias, é conveniente requerer a ajuda profissional de um terapeuta.
#casais, #bebê, #família, #solidão, #ciúmes, #relacionamento, #acolhimento