Rivalidade entre irmãos:brigas e ciúmes é um assunto bastante falado.
Desde tempos remotos lemos sobre Caim e Abel e de como essa e outras relações de ciúme culminaram em tragédia. Mas será que o ciúme é o único vilão na delicada relação entre irmãos?
E qual o papel do ambiente doméstico? Como ele estimula ou desencoraja a rivalidade e até mesmo uma baixa estima entre crianças e jovens?
Rivalidade entre irmãos: brigas e ciúmes pode denunciar
Um sistema familiar disfuncional, no qual o desenvolvimento pessoal de cada membro e/ou a saúde nas relaçoes familiares talvez estejam comprometidos.
Ela nos leva a refletir:
- como as pessoas adultas que tem mais recursos e força lidam com a autoridade, se é racional ou arbitrária, justa ou injusta.
- se o ambiente doméstico está provendo os filhos de incentivo e encorajamento, ou desestímulo.
- se os filhos se sentem supridos em suas necessidades de atenção: se suas características individuais são apoiadas, supridas ou ignoradas; se cada um é visto pelo que é, ou através do viés da comparação com o(s) outro(s).
- sobre o modo como a família se comunica: se é através de gritos, violência física ou emocional, irritação ou se há diálogo, compreensão, aceitação e tolerância com o outro.
- qual o estilo da família em lidar com conflitos: se “baixa decreto” ou se há negociação; se as opiniões pessoais são ouvidas e levadas em consideração ou ainda qual a forma do grupo de tomar decisões.
- sobre como o casal lida com conflitos e divergências entre si: se há disputa, concessões, diálogos ou mesmo expressão de raiva e desqualficação do outro.
- como isto reflete na imposição de limites na relação pais – filhos.
Enfim, a rivalidade entre irmãos pode denunciar conflitos entre crianças e jovens (como lidam com seu semelhante), na relação com os pais e também entre o casal, como esposos.
(fonte Salvador Minuchin)
Trechos deste texto constam da entrevista dada para Thais Carvalho Diniz para UOL Gravidez e Filhos|UOL Comportamento.
#família, #relacionamento, #des.infantil, #educação